O grupo de estudantes na procissão
Este fim-de-semana passado, dias 7 a 10 de Setembro, celebrou-se, pela sexta vez, na cidade de Brampton, as festividades em louvor ao Senhor Santo Cristo dos Milagres na paróquia da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, sito no 101 Malta Avenue e Hurontario, com referência para o sábado e domingo, dias atraiu milhares de devotos desta fé que é original da Ilha de São Miguel e vinda para o Canadá nos primórdios da imigração portuguesa, pelo povo daquela Ilha.
Procissão
Como é sabido, a comunidade açoriana compõe mais de 70 por cento dos nossos compatriotas aqui radicados com uma grande maioria nas cidades adjacentes como Brampton, Oakville e Mississauga.
O Bispo Filipe que veio expressamente do Brasil para estar presente nesta cerimónia religiosa
Esta expressão de fé em Cristo Supliciado (Ecce Homo) por mandato do governador romano na Palestina, naqueles tempos, Pôncio Pilatos, já se vem processando há mais de 300 anos na Ilha de São Miguel.
Movimento Familiar Cristão
Na sexta-feira (dia 7) iniciou-se pelas 19 horas com uma Missa de Cura e Bênção especial para os doentes pelo Monsenhor Agostinho Tavares, reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada além da Bênção da nova Capa da Imagem de Cristo Supliciado, abertura da iluminação da Igreja e do arraial adjacente a esta.
Fachada da entrada da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brampton
No Sábado (dia 8) procedeu-se às orações e pregações seguida duma pequena procissão com a imagem do Senhor Santo Cristo no andor dentro do espaço daquela paróquia onde se juntou centenas de fiéis, acompanhada por diversos sacerdotes, das Bandas Filarmónicas Lira Portuguesa de Brampton e da Sociedade Filarmónica de Nossa Senhora das Victórias da freguesia de Santa Bábara, Ribeira Grande, S. Migue/Açores, convidada especial neste ano para abrilhantar este evento de fé. A imagem recolheu seguidamente à Igreja onde foi celebrada a já habitual missa com aquele templo completamente lotado.
Muito povo lotava os espaços em redor da igreja
Terminada esta cerimónia religiosa foi a vez da festa profana, no exterior da Igreja, com barracas de comes e bebes, outras com artesanato, bazar e souvenirs, além de, num coreto ali montado para os concertos de bandas filarmónicas e a actuação, num palco adjacente, de vários artistas comunitários.
Imagem do Senhor Santo Cristo no andor
No dia seguinte, Domingo (9) deu-se seguimento às festividades deste culto secular da Ilha de S. Miguel.
Assim, neste Domingo, foi celebrada a Missa Solene por Monsenhor Agostinho Tavares, vindo propositadamente dos Açores, juntamente com o pároco e pelo Bispo John Boissoneau, seguida duma majestosa procissão que percorreu diversas artérias circundantes daquela Igreja.
Distintivo do Senhor Santo Cristo dos Milagres nas opas vermelhas dos membros daquela Irmandade
Este ano muitos milhares de fiéis compareceram a estas festa religiosa dos quais muitos se incorporaram na procissão que levava cinco bandas filarmónicas, a Banda Lira Portuguesa de Brampton, do Senhor Santo Cristo de Toronto, Sagrado Coração de Jesus, Lira Nossa Senhora de Fátima e a vinda da Freguesia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, S. Miguel, a Sociedade Filarmónica de Nossa Senhora das Vitórias que executaram diversas composições apropriadas para esta efeméride das quais destacamos o Hino em Louvor ao Divino Espírito Santo.
O Bispo John Boissoneau e o reitor do Santuário do S.S. cristo em Ponta Delgada, Monsenhor Agostinho Tavares
Muitas foram também as crianças que seguiam naquela procissão trajando figuras bíblicas e de anjos, o Grupo de Romeiros de Brampton, grupos religiosos e de orações daquela paróquia e de membros de diversos ranchos folclóricos. Largas centenas, como já foi referido atrás, foram os fiéis que seguiam na procissão, com velas e até descalços, cumprindo promessas enquanto fervorosamente, de terço nas mãos, cumpriam as suas novenas.
Andor com a Imagem do S.S.Cristo na procissão
É pois comovente verem-se estas expressões de fé, nas massas de crentes, que, por muitas e diversas razões, oram e procuram ajuda que mais ninguém os poderá socorrer excepto na sua fé inabalável em Cristo, ou em franco agradecimento por melhoras ou Graças recebidas. Esta procissão teve inicio por volta das 15:00 horas numa tarde nublosa com ausência do astro-rei, o Sol, mas de temperatura amena.
Irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton
A festa continuou até quase à meia-noite com arraiais de concertos pelas Bandas Filarmónicas participantes, que cativavam os amantes desta arte musical com excelentes apresentações de musica desde a clássica à nossa musica popular e bem apreciada por todos nós. O sector de entretenimento contou também, nestes dias com as presenças do apreciado artista vindo de Nova Inglaterra, o Jorge Ferreira e a sua banda, Henrik Cipriano, Décio Gonçalves, o duo Lucy e Bela, Jessica Amaro mais os Ranchos Folclóricos Provincias e Ilhas de Portugal, de Hamilton, o Rancho de Brampton e do Centro Cultural Português de Mississauga e claro os concertos pelas bandas filarmónicas.
Associação dos Romeiros de Brampton
Elementos da Irmandade do Divino Espirito Santo de Brampton
Grupo de Oração Carismática Sagrada Família
Voltar para Eventos Religiosos |